GA - Guardião Arcano

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1 - Guardião Arcano "O tanque de guerra"



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É isso que seus inimigos imaginam quando você os tem como alvo


Sendo um Guardião Arcano, sua base de pensamentos como um todo é a sua defesa e a de seus companheiros, aliada ao imenso poder destrutivo de seu escudo, você é "A Cruz e a Espada" em uma batalha, com suas técnicas defensivas extraordinárias que fazem você ser a diferença entre viver ou morrer e seus cri­ticos poderosos fazem de você um verdadeiro tanque de guerra ambulante.


2 - Build (Atributos Base)

Os atributos de seu guardião definem o caminho que você vai seguir e em parte definem o seu estilo de jogo.

Distribuição de pontos:

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No começo basta você usar o [Ajuste Automático] para seus pontos, isso deve funcionar bem até o LV50, quando começa a sobrar pontos e começam a surgir as duvidas de muitos guardiões novatos do Cabal Online.
Até por volta do lv 60~70 não importa o se você vai ser Força, Magic ou Hibrido(veja os outros guias de GA), os pontos de distribuição acabam lhe obrigando a por bastantes pontos em força.
Repare na Imagem acima na parte de
"Status necessários para subir o Grau no nv30
FOR: 74 INT:59 DES:45
Observe nos meus atributos logo abaixo que já fechei a meta e ainda me restam 43 pontos de atributos para distribuir.
Você pode simplesmente aguardar o LV40 faze sua quest de GRAU e usar o auto distribuir novamente...
Concordo que ficar com pontos sobrando é desconfortável, é um modo de fazer as coisas para quem não quer ter muito trabalho ou pensar muito no assunto.
De um modo genérico, você pode seguir a distribuição 2:1:1(FOR:INT:DES), após fechar a meta de GRAU. e depois no próximo GRAU de LEVEL ajustar os pontos necessários para a próximo GRAU e assim por diante. Isso vai ate o level 60~80 quando as metas fecham sozinhas e você já aprendeu (ou quase) a ajustar os pontos para seus equipamentos.


Como um GA focado em força é de grande importância, saber como distribuir seus pontos para melhorar seu dano e rendimento como um todo.

Atualmente são 4 tipos de SET que você pode usar em seu GA cada um pedindo requisitos mínimos de atributos diferentes, lembrando que Ósmio e Guarda pedem os mesmo atributos.

DICA: Você não precisa monta uma build de Mithril assim que chega no level 115, se você usa itens Ósmio, então use a build para ósmio e distribua os pontos que sobrarem em força.

LEMBRETE: Esses requisitos são para Armaduras, Manoplas, Grevas e Elmos, caso você use a BUILD de OSMIO e arma de SIGmetal dependendo da arma você pode precisar de mais INT ou DES do que a BUILD que você esta usando pede.

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1 - Pure FOR

Essa build visa o maior dano possível em seu GA.
Positivos: +Dano base, + Defesa
Negativos: -Precisão, - Evasão

2 - Mix DES

Essa build visa uma maior equilíbrio para seu char.
Positivos: +Precisão, +Evasão
Negativos: -Dano base, -Defesa

A diferença entre as duas builds não é grande,
à primeira visa mais um PvP/TG/Boss e a segunda maior precisão para momentos em que não se está com combo ativado UP PvM e maior evasão de ataques sofridos tabém lhe da um maior leque de opções em armamentos, podendo usar Katanas e Orbs como armas no lugar de espadas e cristais.
Obs: a FOR descrita na tabela é o minimo necessario.

Tabela de atributos ganho por PONTO distribuído na build para FS

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3 - Aprimoramentos

Aqui não a muito que dizer somente a duas opções padrão para seu GA.

1 - Modelo com maior Evasão
Visa mais jogadores que usam ativamente a skill combo.
(Recomendo essa combinação)

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Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Sexto Sentido


2 - Modelo com maior Precisão
Visa mais jogadores que usam menos a skill de combo.

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Aumentar Vitalidade - Instinto Defensivo - Instinto Ofensivo - Absorção de Dano - Controle de Impacto - Clarividência

4 - Skill's e Combos "O Poder do escudo e da Espada"

Aprendiz:

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Golpe Forte:
è uma boa skill para o começo, tem um dano médio e junto de investida, não recomendo comprar, você pode continuar usando suas skills de aprendiz até pegar rank maior.

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Contra Golpe:
Mesma coisa que Golpe Forte.


Aspirante 

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Desbalancear:
Ótima skill, apesar de o dano ser baixo (não tem amplificação até o nv. 9), tem 70% de queda.

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Golpe Agonizante:
Skill parecida com desbalancear, com cast mais alto, e mais dano.

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Golpe Selvagem:
Dá um bom dano e pode até ser boa para o começo, mas tem um cast alto.

Combo Aspirante:
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Especialista

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Carga de Escudo:
Tem um dano baixo, e um delay muita rápido mesmo no lv20 ótima para se aproximar de alvos ou usar em PvP para evitar andar atrás do oponente.

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Guilhotina
Boa skill, cast baixo, bom dano, ótima chance de queda, porém tem um péssimo alcance.

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Divisor de Terras:
Uma das melhores skills do GA. Bom dano, alcance 1 ~ 4 ; 70% de queda, ótima para stunlock's

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Choque Arcano:
Melhor skill para se aproximar de um oponente, tem um alcance ótimo (1 ~ 12), e ainda dá stun...mas tem resfriamento MUITO alto.

Combo especialista:
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Combo Avançado especialista:
Especialista Skill Over (lv 18+)
Divisor (18) - Carga (20) - Guilhotina (19) - Golpe selvagem (20) - Golpe Agonizante (20)
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Perito

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Corte Circular:
Dano médio, com boa AoE, investida alta, ótima skill, mas devido ao seu baixo dano acaba sendo deixada de lado em pouco tempo

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Tempestade da Destruição:
Tem uma animação digamos sexy... Bom dano, cast alto, você vai usar ela até pegar sua GM, ótima skill. (apesar de que depois de você pegar a GM ela servirá apenas como finisher) Adendo: ela acerta 360º a sua volta em 0~1 slots.

Combo Perito:
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Quando tiver muitos mobs em volta: Imagem

Combo Avançado Perito:
Perito Skill Over (lv18+)
Carga (20) - Tempestade (20) - Carga (20) - Guilhotina (19) - Divisor (19) - Golpe Selvagem (20)
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Mestre

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Raio do Escudo Arcano:
Cast baixo, resfriamento baixo, dano bom, alcance ótimo.

Combo mestre
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Quando tiver muitos mobs em volta: Imagem

Combo avançado Mestre:
Mestre Skill Over (18+)
1 - Raio (18) - Carga (20) - Tempestade (20) - Raio (18) - Divisor (19) - Guilhotina (19)
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2 - Raio (18) - Divisor(19) - Carga (20) - Guilhotina (19) - Corte Circular (20) (Pode ser feito também sem carga, desde que esteja próximo para não andar ate o alvo)
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Mestre Supremo

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Explosão do Escudo:
Cast baixo, bom dano e AoE. Resumindo Ótima skill.

Combo Mestre Supremo:
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Quando tiver muitos mobs em volta: Imagem

Combo avançado Mestre Supremo:
Mestre Supremo Over (18+)
1 - Raio (18) - Carga (20) - Tempestade (20) - Raio (18) - Divisor (19) - Explosão (19) - Guilhotina (19)
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2 - Raio(18) - Divisor(19) - Carga (20) - Explosão (19) - Guilhotina (19) (Pode ser feito também ser carga)
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Grão Mestre

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Cólera do Escudo:
Bem, é uma das melhores skills do GA, queda e dano altos, cast médio.

Combo GM:
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Combo avançado GM:
Carga (20) - Cólera (9) - Raio (18) - Explosão (19) - Guilhotina (19) (Pode ser feito também ser carga)
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Ancião:

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Barragem do Escudo:
Skill boa pra %X!#8$, cast médio, resfriamento baixo, tem pouco dano quando não critar, mas quando o faz o dano é bem alto, além de ter possuir danos contínuos com seu Stun de 3s em PvP
(combos com ancião seguem mais abaixo)

Transcendente:

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Granada do Escudo:
Se acha que Barragem já era boa? Esse é mais %X!#8$ ainda, Praticamente mesmo benefícios de Barragem mudando para QUEDA ao invés de STUN e um pouco mais de dano quando não crita.
(combos com transcendente seguem mais abaixo)

Magias e Buffs:

Bem, agora sobre skills de Magia, tem lanças/canhões, a única coisa que diferencia é a skill de perito "espadas do Julgamento" e os nossos Buffs (alguns buffs são padrão em todas as classes)

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Espadas do Julgamento:
Dano médio, boa AoE, Apesar do stun é mágica usando somente caso você ainda não possua barragem, tem cast alto.
Level de uso: lv9 ou 12

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Provocação:
Efeito: faz com que um único monstro a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração do DeBuff.
Level de uso: Máximo

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Campo de Provocação:
Efeito: faz com que um grupo de monstros a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração da DeBuff.
Level de uso: Máximo

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Desejo de Potencia nv20:
Efeito: bônus em ataque +60
Level de uso: Máximo

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Lamina esmagadora nv20:
Efeito: Nv20: Danos Cri­ticos+45% e Taxa Critica+ 24%
Level de uso: Máximo

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Cura nv20:
Efeito: Cura você ou aliado 260hp
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

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Enrijecer Escudo nv20:
Efeito: Aumenta a defesa do seu escudo +29 defesa.
Level de uso: Máximo

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Resistência a Interferência nv1~20:
Efeito: resistência a Queda/Paralisar/Arremesso +10%
Level de uso: indiferente, mas se tiver ponto sobrando (e vai ter) Máximo

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Frenesi nv20:
Efeito: Ataque/Magia +300 // Defesa -70%.
Level de uso: Máximo

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Escudo das sombras nv20
Exclusivo uso em grupo: Efeito: Absorve 4000 de danos (não absorve danos contínuos).
Level de uso: Máximo

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Arte da Defesa nv20:
Efeito: Defesa+2000
Level de uso: Máximo

O tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.


COMBOS


Stunlock's:

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Stunlock sem combo.

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Testem todos os combos de stunlock, o que funciona com um pode não funcionar com outro.


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Barra PvM:

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Exemplo de uma barra de skill para PvM
Lembrando que a barra de skills é algo bem pessoal, cada um usa de um jeito

1 - HP - Indispensáveis
2 - Deslisar - Fica com fácil acesso
3 - Combo - Tecla para iniciar seus combos
4 - Baragem 15 - Otimo dano refria em tempo médio, e da entrada no stunlock, com e sem combo
5 - Granada 12 - Continua o efeito de ótimo DANO e da continuidade ao combo stunlock, com e sem combo
6 - Raio 20 - Fecha o combo stunlock tem ótimo alcance e dano.
7 - Coléra 9 - Fácil acesso para finisher ou emendar algum combo de acordo com á situação
8 - Explosão 20 - Efeito AOE quando tem algum mob em suas costas ou simplesmente emendar algum combo
9 - Corte 18 - Emendar combo somente
0 - C. Pedra - Longo alcance chamar mob para perto sem precisar andar
"- " - C. Fogo - Longo alcance chamar mob para perto sem precisar andar
" = " - Recuar - Pessoalmente não recuo muito, ta na barra caso precise
Barra superior
Totalmente para suporte, como minha barra F1 é de TG também, deixo os elixir por ali, ajudando poupar tempo
Adendo:
- A skill Desejo de potencia e regeneração são do tipo corpo, nao acumulando antes do 140 com quest de grau completa.

5 - Modos de Batalha (BM) "A força definitiva"
Imagem O Defensor
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Libera level 20, com quest Grau de Classe completa
Nv - 1
- Chance de Reflect
- Attaque+40 (+5 por Nv)
- Magica+40 (+5 por Nv)
- Defesa+40 (+5 por Nv)
- Precisão+200 (+100 por Nv)
- Evasão+10 (+10 por Nv)
- Recuperar HP +5 por 2 secs
- Uso MP: 40
- Uso SP: 5000
- Tempo de lance: 6 secs

BM1 (O Defensor) - Efeito extra: toda vez que alguém lhe causar um miss, o atacante recebera o dano que lhe causaria nele mesmo em algumas skills isso não funciona perfeitamente.
Mais dicas sobre BM1 na seção - 11 â€" Dicas para GA:

Imagem O Vingador
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Libera level 50, com quest Grau de Classe completa
Nv - 1
- Ataque +50 (+5 Por Nv)
- Magica +50 (+5 Por Nv)
- Defesa +50 (+5 Por Nv)
- Precisão + 200 (+100 Por Nv)
- Evasão +10 (+10 Por Nv)
- Uso MP: 40
- Uso SP: 5000
- Tempo de lance: 6 secs

BM2 (O Vingador) - Efeito extra: permite atacar usando ataque normal a uma distancia de 1~3 slots, com grande chance de causar investida.

Imagem Escudo da Tempestade
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Skill pode ser usada somente com "O Vingador" ativo

- Destrói tudo a sua volta com o poder do relâmpago.
- Acerta 360º a sua volta, com boa chance de Investida.

Escudo da Tempestade - Efeito extra: Grande chance de causar investida em uma área de 360º.

6 - Equipamentos (armaduras, armas e acessórios)

Armaduras, Manoplas e Grevas:

A uma grande variedade de armaduras no jogo, mas se dividem em dois grupos:
Slotadas e Craftadas.
Você sempre a vai focar em itens que tenha a habilidade: "AMPLIFICAR" ou como é conhecido dentro do jogo "AMP".
EX: Técnica de Espada Amp: +X%

Para Itens slotados ou seja com AMP no slot vai ser sempre 7%;
No craft ( expansores) pode variar entre 3, 4, 5 e 7% e possibilidade de Overcraft de 8%.
A alguns itens raros no jogo que são dropados com 14% de AMP 7%Craft+7%Slot,

Com o novo update será possà­vel ver equipamentos com crat não perfeito e slot AMP.
Exemplo: Greva Osmio Expansora 4%Amp craft + Slot 7% AMP, totalizando 11% de AMP em um único item.
Falando assim pode parecer difà­cil, mas pode acreditar que é bem simples, assim que possà­vel vá na casa de leilão em Thundra e fique algum tempo olhado o que tem para vender por lá, você aprende muito em pouco tempo, basta ter um pouco de boa vontade.

Elmos:

Elmos para GA, sempre vão ser com Danos Criticos no Craft, Sua meta é sempre conseguir no minimo um elmo 36% (16%[2]), 16% no craft e 20% dos slots.
A uma possibilidade de se ter um elmo com 16%[3], com um slot dando Taxa critica ficando 40%DC/7%TX, são elmos muito eficientes mas em contra partida muito caros e raros de se fazer, mas não impossà­veis de se obter.

Dragonas: 

Existem tres tipos básicos de dragonas no jogo, Lutador, Sábios e guardião, seu GA vai usar sempre a do "LUTADOR", não invente de usar guardião ou sábio em seu GA força OK.

Braceletes: 

Existe um certa variedade de Braceletes no jogo, o seu objetivo é conseguir Braceletes do Lutador.
Entre eles á uma certa variedade tbm, isso com o tempo você saberá filtrar lendo outros artigos aqui na seção de Guardiões.

Brincos: 

- Resistente: Quando precisar de mais defesa, normalmente PvP, TG BOSS
- Vampiricos: Usado para PvM.
- Regeneração: Pode ser usado no lugar do Resistente, vai de sua preferencia.
- Drosin: Dropando em Dungeons, pode vir com algumas opções bem interessantes para serem usados no lugar dos brincos convencionais

Amuletos: 

- Dor: Aumenta sua MaxTaxa juntamente com seu DC.
- Vampiricos: Usado para PvM

Aneis:

- Sorte (RoL) - Aumenta sua taxa normalmente vc vai usar 2 +1 (20%) com seu buff mais base tendo 49%Taxa EASY
- Critico (RoC) - Usar nos outros dois slots de aneis varia entre +1 e +2, lembrando q vc deve ter 1 terceiro aneis de DC, para equipar ao usar AURA.
- Anel do Lutador (RoF) - O ideal é conseguir desses +10, mas são realmente caros. pode-se usar o +9 também.
...... DICA: Na ordem de forte para fraco: RoF+10 < RoC+2 < RoF+9 < RoC+1
- Absorção de Vida+3 - Usado para PvM
- Absorção de força arcana+2 - 4% HP/MP ótimo para economizar potes em geral.
- Extorção (Opcional) +4~5 para substituir o Absorção de vida+3
- Mega, anel dropado Na torre dos mortos normal (B1F), da 15% de taxa vai ser usado no lugar de um RoL+1.
- Leth, anel único dropado na Templo2SS, 15%DC 2% AMP, vai entra no lugar do ROC ou ROF

Pranchas:

Das varias pranchas e motos existente no jogo, você so vai se atentar as duas pranchas e talvez uma moto:

- X3 Branco: Da habilidade de furto e roubo HP/MP, ótima e obrigatória para qualquer jogador ...
- K-Red: Para TG/BOSS/PK ou onde você não precisar de vampiricos.
- RW3: Moto que pode acessar o armazém de qualquer lugar, so serve para isso, ou de enfeite paga um Grau nas cidades...

Espadas:

Aqui costuma haver uma grande diferença de opiniões entre jogadores, ainda mais quando se trata de MITRIL, alguns preferem com AMP outros com DC no slot.
Vamos dizer assim: Se você pretende depender mais dos seus crà­ticos vc vai usar ambas com DC, se quer depender mais de seu dano base irá usar ambas com AMP no slot.
Segue algumas dicas:

Mitril ou OS fatal?

Bem após vários testes in-game e com calculadoras, chegamos a certo consenso em algumas espadas:

DANOS CRITICOS:

Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril DC
Fatal OS 30% DC é melhor que Espada Mitril DC
Fatal OS 36% DC é melhor que Espada Mitril DC
Espada Mitril AMP 7% é pior que Espada Mitril DC

DANOS NORMAIS:

Fatal OS 26% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 27% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 30% DC é pior que Espada Mitril AMP
Fatal OS 36% DC é pior que Espada Mitril AMP
Espada Mitril AMP 7% é melhor que Espada Mitril DC

Mesmo uma espada Mitril sem AMP causaria um maior dano “normal devido ao seu alto dano base. Com amp a diferença e maior ainda.

Conjuntos de itens para PvM descente e sem surpresas

1 – Prancha Branca (Cash Item)
1 – Anel Absorção de vida+3 (Comum)
2 – Bracelete Lutador (Comum/Raro)
2 – Brincos vampiricos (Comum/Raro)
1 – Amuleto vampirico (Comum)
Opcional:
1 - Anel Extorção - São idênticos os braceletes, com ataque bônus e roubo HP/MP, são dificeis de achar acima de +5 abaixo disso não compensa a troca pelo Absorção de vida+3.

>> Dependendo o mapa e seu dano nos mobs, você talveznao precise usar o Amuleto vampirico, desde que tenha a prancha branc

Bonus de HP de acordo com aprimoramento e material dos itens (a partir do novo update)

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8 – Runas “O poder da Alma?

O sistema de runas foi implementado quando entrou a “Dungeon Altar de Siena I” e com o tempo vem sendo incrementado com novas runas de habilidades.
Aqui vou tirar as dúvidas sobre as runas comuns a serem usadas em eu se sFS,
A dúvida mais comum sempre é:
- “Devo adquirir logo tal runa? Ou espero pegar level para outra mais forte?
- Bem isso vai ir de cada jogador, o que posso fazer aqui nessa seção e lhes indicar o que vai ser mais útil e a prioridade com que cada AP será gasto. Muitos fatores agem sobre a ordem das runas que você vai usar, como: alzes, drop ou simplesmente quanto de AP(pontos para subir as runas) você consegue adquirir a cada certo tempo.



Como funciona o Sistema Alma:
[Guia] Runas de Essência

Onde consigo as runas:
1 - [Site] Drops itens Cabal Online
2 - [Guia] Drop Runas de Essência
3 - Com Oficial na saguão da TG a 200WEXP cada

Tabela de Runas atualizada (17/03/2011)

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Seguindo essa tabela você pode ficar um pouco confuso, segue algumas descrições que vão lhe ajudar em suas escolhas:

Lembrando que apenas dou sugestões, veja o melhor se encaixa na SUA PRIORIDADE como jogador e decida a melhor ordem.

Atributos FOR, DES, INT
Bonus: Cada um no nà­vel Maximo lhe concede 7 pontos Total de 24pt's.
Com o aumento de seu atributos, você ganhara automaticamente bônus para as bases do seu personagem (menos em HP e MP que não são influenciados por atributos base), são baratos e os pontos extras, podem ser convertidos para seu atributo principal FOR.

Roubo e Furto HP
Roubo: Aumentando em 3% seu roubo e dependendo se seu PET tem % de furto HP ou possua uma “Prancha Branca? com certeza será eliminado a necessidade de uso de Anél/Bracelete com roubo de HP, liberando uso indiscriminado do seu anéis de Dano critico e Braceletes do Lutador.
Furto; O ajudara a não precisar de tanto itens para fazer esse serviço podendo ficar mais focado em itens com outros atributos.

ATAQUE
Tendo +12 de ataque/magia base no personagem quem mais sofre com isso, não é preciso dizer os benéficios que isso fará em seus Ataques Criticos.

HP (Health Points)
Bonus: Total +250HP
Apesar de termos ganhando mais HP no upredate Siena, ainda não somos aquela muralha que dizem ser o GA, então +250 vem a calhar com certeza. E lembre que na Tg isso de multiplica por 5 (+1250HP)

Amp. Espada
Apesar de 4% Amp ser bem útil, o custo em AP dessa runa é bem alto sendo assim podendo deixa para depois que se tenha adquirido outras coisas mai baratas e não menos importantes.

Defesa 
Pode não parecer muito, esse pouquinho ai em PvM pode lhe garantir cerca de menos 100 de dano por mob.

Experiência Solo
Ótimo AP a se adquirir, você vai usá-lo ate 180 com certeza, podendo ser deletada para por outra quando chegar no 180.

Experiência Tecnica
Runa Inútilo... Se você chegou no Lv120 e ainda não é “Dual Trans” (não precisa ser full), por favor, pare tudo e vai trata logo disso.

Experiência PET
Pode ser útil para quem ainda não tem PET lv10, ou quer upar um novo PET, testei ela no máximo e é fácil perceber a diferença na velocidade de UP de seu PET.

Experiência Grupo 
Runa interessante a se adquirir, mas não obrigatória.

Alzes
A não ser que seu personagem seja especifico para FARM, não gaste seus AP nessas runas...

Precisão e Evasão 
Podem parecer inúteis apenas +255 pontos, mas pense da seguinte forma, seu personagem no mundo de cabal e está entre os que menos têm precisão e evasão abaixo dos 2.500 na maioria, então +225 vão te ajudar com certeza.

Res. Queda, Stun e Investida
A primeira vista 7% pode parecer pouca coisa, mas com seu buff base de 10%(Resistência a Interferência) soma-se 17%, isso pode te salvar muitas vezes em TG, GvG e ate dos novos BOSS que possuem ataques com essas habilidades.

Mana (Mana Points)
Apesar de acha-la um pouco inútil, +255 de MP em um GA high level pode lhe evitar ficar sem mana durante um “Mana freeze” de um EA, nem todos usam essa skill no lv20.

Roubo e Furto MP
Não perca seu tempo investindo AP nessas duas runas.

Max taxa Critica
Runa boa pra #@$&#@#$, é muito cara de se upar essa runa para obter seus +3% de Max taxa mas digo que são 1259Ap muito bem gastos.

Danos Criticos
Runa ótima, assim como a de MAX taxa Critica é muito cara de se upar essa runa para obter seus +5% de danos crà­ticos extras mas vale cada AP gasto. Aconselho deixar para upar essa runa depois de ter outras mais em contas upadas.

Quais as 15 runas que eu recomendo para uma build FINAL.
Isso é apenas uma idéia, pense bem antes de sair gastando seus AP’s em qualquer runa que apareça na sua frente. Monte suas 15 runas como achar melhor.



..........................................................................................1- Max Taxa Critica
..........................................................................................2- Danos Criticos
..........................................................................................3- FOR
..........................................................................................4- DES
..........................................................................................5- INT
..........................................................................................6- ATAQUE
..........................................................................................7- DEFESA
..........................................................................................8- FURTO HP
..........................................................................................9- ROUBO HP
..........................................................................................10- TEC AMP ESPADA
..........................................................................................11- HP
..........................................................................................12- PRECISàƒO
..........................................................................................13- EVASàƒO
..........................................................................................14-MP
..........................................................................................15- EXP TEC*

*EXP TEC: O Sp usando durante os combos e ataques normais, recebe beneficio de regem de itens com EXT TEC, isso inclui itens do ADEPTO e RUNAS EXT TEC.


8.1 - Runas Supremas - O poder Absoluto da Alma

Runas supremas são dividos em dois tipos:

- Alvo Monstro (PvM)
- Alvo Personagem (PvP)

As melhores runas supremas naturalemnte são as focadas em personagem, onde em PvP/TG/GvG/PK elas são ativadas"

Você pode ter no maximo três runas supremas, e somente uma fica ATIVA por vez, você escolhe qual deixar ativa, então caso vocâ tenha mais de uma Suprema, sempre se lembre de verificar qual esta ativada.

Para nossos queridos sFS, indico as seguintes runas:

PvP

Runa Suprema de AMP
Runa Suprema de Ataque
Runa Suprema de Cura
Runa Suprema de Diminuição de Defesa

PvM

Runa Suprema de Ataque
Runa Suprema de Amp
Runa Suprema de Diminuição de Defesa


Essas runas tem ativação de % bem baixa 1~3% mas não quer dizer que sejam ruins.
Aumentar seu ataque em 100 pontos em um ataque por exemplo, vai causa um belo estrago em um PvP na TG por exemplo.

9 - Pets "Adoraveis Monstrinhos":

Assunto PET vou ser o mais direto e simples possivel.

Slots existentes para PET:

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Vendo essa tabela o que podemos aproveitar de melhor para um GA?

Principais:
HP, ATK+5, AMP Esp+1%, MaxTaxa+1%, Taxa+1%, Danos Criticos+2%, Furto HP+5, Roubo HP+1%.

Secundarios:
Dano adcional+5, Dano Minimo+1%, Defesa+3

Terciarios:
Precisão, Evasão, Esquiva, MP, Recuperação de HP, All Resistencias.

Descartaveis:
RecuperaçãoMP, Exp Tecnica, Alz drops, Drops 2 slots.

Mais duvidas sobre Pet leia: [Guia] Pets

10 – Tierra Gloriosa (TG) "A grande guerra"

GA, é o que pode se chamar de o "MULTI-USO" em uma TG, com um bom poder ofensivo e uma defesa excelente, consegue causar muitos estragos em uma guerra.
Durante a guerra, você poderá ter varias utilidades, tanto ofensivas quanto defensivas.

Frenesi - Se bem usado em um TG derruba fácil uma Torre, preferencia deve ser utilizada com ABS, já que Arte impede de você atacar Torres e Guardiões da nação inimiga (salvo NEUTROS), deve ser usada com “muito cuidado? devido à  perda de 70% da defesa. Ótima para derrubar portões de base ou torres se guardiões.

Arte de defesa (Vulgo: Arte) - Ao ligar Arte você não pode atacar guardiões e nem torres da nação inimiga, somente neutros.
Ótima skill salva vidas em um TG, se bem usada você consegue passar todo o TG morrendo pouquà­ssimas vezes.
Não se empolgue achando que você é imortal à  ativa-lá, a vários fatores que podem te levar a morte rapidamente...
Com "arte" ativada, seus alvos vão ser os players da nação inimiga, você vai pula no meio de algum bolo deles ligar arte da defesa e distribuir Barragem e granada à -vontade, pega em grande área, e se critar faz muitos estragos fora o stun de 3s e queda.

Escudo das Sombras (Vulgo: ABS) - Em TG essa skill infelizmente não é das melhores, pois levar 4k de dano é muito fácil, um ataque de guardião ou um player acertando CRIT, apesar disso continua sendo muito valida, afinal levar menos 4.000 de danos na cabeça, pode lhe garantir a vitoria muitas vezes.

Arte + ABS - Você vira um paredão bem chato para seus adversários, você facilmente sobrevive contra grupos inteiros. 5x1~ate 10x1 dependendo da suas capacidades como jogador e do nivel de nubsse de seus adversários.

Bm1 - Seu Bm1 com chance de refletir ataques, é outra coisa que pode virar a mesa a seu favor, aquele ataque fodonico que ia te alejar voltar inteiro para o seu oponente, simplesmente não tem preço.

Bm2 - Aumenta consideravelmente seu ataque tem um bônus interessante na sua DEF,com range de 3 slots e atk normal mesmo que um EA tire sua mana continua funcionando e a grande chance de causar investida em seu alvo, não recomendo usa a Skill do BM2 (escudo da tempestade) a não ser que você esteja cercado a uma boa chance de jogar todos a sua volta para longe.
No começo se não souber usar ela só vai te atrapalha, depois com treino ela se transforma em uma arma mortal tão apelativa quando a Bm2 de GU(nada que um pouco de treino não resolva).

Skill's para TG
- As duas skills que eu mais uso em um TG, são Barragem e granada, por pegarem em área e causarem um dano considerável.
- Cólera é bem usada também, e lhe permite atravessar um corredor inimigo rápido e batendo ainda por cima, basta mirar em algum adversário do outro lado do bolo e usar cólera que você vai passar no meio deles batendo, muito útil quando você precisar correr ou apensa quer evitar confronto direto.
- Raio e mais para continuar combo ou derrubar inimigo fujão.
- EdJ,(espadas do julgamento) mesmo que você seja um mFS, não aconselho a usa-la em TG.

11 – Dicas para GA


100% Reflect:


ABS+Bm1: Como disse anteriormente, o ABS (Escudo das sombras), faz com que você absorva 4.000 de danos sofridos, o BM1 tem Reflect, basicamente funciona assim.
Com BM1 toda vez que alguém te atacar e der MISS, o atacante leva o ataque de volta, usando ABS, não importa quem te ataque vai dar MISS, ou seja Reflect, você dara 4.000 de reflect ate sua ABS cair ou seu BM1 acabar. à‰ uma ótima tática para mapas guerra, GvG, C20, na TG pode ser uma saà­da para além de absorver 4.000 de danos fazer os oponentes levarem boa parte disso.
Adendo:
Smoldar disse:
Reflect do BM1 funciona assim: O Alvo em questão recebe o equivalente a um ataque normal critado do GA, sem contar a Defesa do Alvo. MAS realmente, para skills multi hit, o dano é nerfado (Tb considero isso bug xD) só equivalendo a 25% do dano "normal"



Hit Cancel BM2:


Hit cancel não e nada mais que se usar de manha para deixar o BM2 do GA mais rápido em certas situações.

Como fazer:
Com BM2 ativo clique no alvo
Ataque
Antes do GA voltar com o escudo aperte ESC
Clique no alvo novamente
Ataque
à‰ simples na verdade, mas exige um pouco de treino.

Videos: 1º Treinamento fantoches. 2º Portador Solando Gravis Rota.

Imagem Imagem

Para mais informações sobre HIT CANCEL siga para o tópico: [Mini-guia] Hit cancel BM2


Level recomendado para suas skills:


1 - Barragem do escudo - Nvl recomendado 15~18
2 - Granada do escudo - Nvl recomendado 12
3 - Colera do escudo - Nvl recomendado 9
4 - Explosão do escudo - Nvl recomendado 18
5 - Espadas do julgamento - Nvl recomendado 9~12
6 - Raio do escudo - Nvl recomendado 20
7 - Carga do escudo - Nvl recomendado 20
8 - Choque arcano - Nvl recomendado 9~20

Não tao indispensaveis mas boas skill

Divisor de terras - Nvl recomendado 18~20
Guilhotina - Nvl recomendado 18~20
Estocada impactante - Nvl recomendado 20
Estocada astral - Nvl recomendado 20
Desbalancear - Nvl recomendado 20

O resto eh resto, como você tera espaço sobrando pode por o que achar melhor
somente não esqueça do buff "Desejo de potência", esse é indispensável para sFS


12 – Comparação sFS e mFS

PvP: Empate - Se ambos tiverem os mesmos equipamentos, quem causar o maior número de hits critados ganhará

Mass-PvP: sFS - Barragem e Explosão pegam em uma área ENORME. Fará maiores estragos e não precisará agrupar demais os personagens oponentes.

TG: mFS - Dependerá completamente da sua player skill, mas levando em consideração que mFS tem um custo benefà­cio maior, seus equips provavelmente estarão melhores que a grande maioria dos sFS, portanto você provavelmente pontuará mais que eles também. Caso encontre um sFS com os mesmos equips que você e com player skill similar à  sua, terá problemas para manter uma pontuação maior que ele, mas nada que com treino isso não se resolva.

UP/PvM SOLO: mFS - O individualista. Apesar de ser rápido com canhões e lanças, leva vantagem apenas no UP/PvM SOLO, por virar-se muito bem com itens vampà­ricos. Rápido, porém o player necessita ter boa player skill. Péssimo em UP/PvM GRUPO, por realmente espalhar os mobs, dificultando o recebimento de EXP não apenas dele próprio, como do grupo inteiro também. UP/PvM SOLO começará a complicar a partir de Floresta Mutante (minha opinião) e alguns poucos calabouços, como por exemplo B2F.

UP/PvM GRUPO: sFS - Protege melhor os membros do grupo, por servir de tanker. Receberá os danos do grupo para evitar que algum membro morra. Lento, porém não espalhará os mobs, facilitando o leveling do grupo inteiro. Terá dificuldades em UP/PvM SOLO se for comparado ao mFS. Equips vampà­ricos surtirão menor efeito em um sFS do que em um mFS.

Calabouços SOLO: mFS - Vide "UP/PvM SOLO" - os motivos são os mesmos.

Calabouços GRUPO: sFS - Vide "UP/PvM GRUPO" - os motivos são os mesmos.

BOSS SOLO: mFS - leva vatagem pelo DPS, mata mais rapido sFS tb mata mas demora mais tempo prejudicando o solo, em grupo tanto faz, so saber usar o lure na hora da "arte"

BOSS GRUPO: Empate - Se um mFS causasse investida/queda não faria diferença, pois BOSS é apenas um mob. Aqui ficará a critério do jogador, se prefere sFS ou mFS, dependerá mais do gosto da pessoa.